Seja Bem-vindo!

Assistência 24 Horas

0800 565 1000
(48) 3658-0135​

Dicas

gold crianca no carro

23 de outubro de 2019

Vai transportar crianças no carro? Conheça os principais cuidados

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) criou regras claras e rígidas pra transportar crianças no carro. Esses cuidados são essenciais pra garantir a segurança dos pequenos, que são mais vulneráveis às possíveis freadas bruscas ou colisões durante um trajeto. As normas são válidas pra todas as pessoas em um automóvel, incluindo algumas pra quem trabalha como motorista. Você sabia disso?

Quando o passageiro está acompanhado de uma criança, é preciso levá-la conforme manda a legislação brasileira. Mas o que fazer quando não temos a cadeirinha adequada para o transporte? Devo recusar a corrida? Quais são as alternativas? Vamos responder a essas perguntas e desvendar tudo o que o CTB diz sobre esse assunto. Acompanhe a leitura e saiba que deve haver muito mais do que balas a serem oferecidas aos pequenos dentro do seu carro!

Saiba o que diz a legislação sobre o transporte de crianças

A lei que obriga o uso de assentos pras crianças menores e regulamenta quando elas podem sentar-se no carro apenas usando o cinto de segurança ou no banco da frente é importante pra preservar a vida dos pequenos passageiros. Segundo dados da ONG Criança Segura, todos os dias, no Brasil, duas crianças morrem em acidentes de trânsito.

É importante, antes de conhecer a lei, que você mentalize esta informação: se estiver usando um assento adequado de segurança, a criança tem 71% mais possibilidades de sobreviver a um acidente de carro, ainda segundo os dados da mesma ONG. Não vale a pena arriscar, certo? Então, vamos aos detalhes do CTB sobre o tema:

Com qual idade uma criança pode ser acomodada no banco da frente?

Apenas após completar dez anos de idade, os pequenos podem andar ao lado do motorista e, claro, sempre com cinto de segurança. Mas atenção! Há outro detalhe que deve ser verificado antes de deixar a criança sentar no banco da frente. Ele deve ter altura suficiente pra conseguir, com as costas totalmente encostadas no banco, e alcançar as plantas dos pés no chão do carro.

Quais são as regras para os menores de dez anos?

Quem tem menos idade tem que ser levado no banco traseiro, sem exceções! Fora isso, as crianças devem estar sentadas em dispositivos próprios pra cada idade e peso, conforme vamos descrever adiante.

Esses assentos são importantes pra que os pequenos não sejam arremessados pra fora do carro em casos de batida. Além disso, ajudam a desacelerar o corpo dos pequenos na hora da colisão, diminuindo a força do impacto e reduzindo as chances de haver problemas na cabeça e na coluna vertebral.

Qual é a idade necessária pra criança andar apenas com o cinto de segurança?

Essa determinação não depende da idade, mas da altura. Os dispositivos são fabricados usando a projeção de altura de uma pessoa com, no mínimo, 1,45m e, pelo menos, 36 quilos. Com menos do que isso, o passageiro não está protegido adequadamente, pois o cinto de segurança não vai conseguir reter o impacto e proteger a cabeça, o pescoço e a coluna.

Quais são as punições previstas pra quem não cumprir essas regras?

Todos os motoristas que forem flagrados pela polícia ao transportar crianças no carro em desacordo com a legislação cometerão falta gravíssima. A multa é de R$293,47, mais a perda de sete pontos na carteira de habilitação. Portanto, além de preservar a segurança dos pequenos, ao atender aos requisitos da lei, você preserva, também, o seu bolso!

Conheça os tipos de assento pra transportar crianças no carro

Pra ajudar você a identificar os equipamentos adequados pra cada criança, veja esta lista que preparamos.

Bebê conforto

Serve pra carregar os bebês de até um ano de idade ou com até 13 quilos. Ele deve ser colocado no carro sempre virado de costas para o motorista. De preferência, um adulto deve estar ao lado do bebê durante o transporte, no banco traseiro.

Cadeirinha de segurança

Pras crianças de um a quatro anos de idade, entre 9 e 18 quilos, você pode usar as cadeirinhas, que já devem ser colocadas viradas para a frente do veículo. Esses assentos são presos ao cinto de segurança do carro, mas a criança usa o cinto do dispositivo.

Assento de elevação

Também chamados de booster, os assentos de elevação servem pras crianças maiores, que já têm entre 18 e 36 quilos. Em geral, eles são usados para os pequenos que têm entre quatro e dez anos de idade.

Alguns assentos de elevação vêm com encosto, que pode ser retirado depois que a criança atinge altura suficiente para usar o cinto de segurança, sem que ele fique próximo ao pescoço.

Veja como agir se não houver assentos especiais disponíveis

É importante que você saiba que a legislação não exige que o motorista de táxi ou de aplicativos pra motoristas tenham os dispositivos de segurança pra crianças em seu veículo. A recomendação é sempre pedir ao passageiro que traga o equipamento, caso o tenha.

Do contrário, os pequenos devem sempre usar o banco traseiro, com o cinco de segurança. Vale a lembrança: as crianças não devem ser levadas no colo dos adultos, usando o mesmo cinto de segurança, pois assim, nenhum dos dois está protegido!

Com toda a informação que passamos sobre a segurança que esses equipamentos propiciam, a decisão é do motorista: se você tem transportado muitos pequenos ultimamente, talvez seja interessante investir em uma cadeirinha e deixá-la no porta-malas.

Não deixa de ser um diferencial no atendimento aos clientes e garante que você tenha menos dores de cabeça, caso ocorra um acidente. Pense que isso pode ajudar a sua avaliação no aplicativo pra motoristas lá nas alturas!

Outras recomendações para que você evite problemas ao levar os pequenos no seu carro são:

  • Use a trava das portas traseiras que impede que elas sejam abertas por dentro;
  • Mantenha os vidros fechados no lado onde a criança estiver sentada;
  • Não deixe que os pequenos sejam levados no colo dos seus responsáveis;
  • Não leve crianças no porta-malas!

Lembre-se de que os equipamentos feitos para transportar crianças no carro devem ter certificação de segurança que garanta a sua qualidade. E, agora que você já sabe tudo sobre como manter os pequenos seguros no seu veículo, que tal compartilhar essa informação com os seus colegas nas redes sociais?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Digite seu CPF e sua senha para acessar a 2ª via do seu boleto.